quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Sala De Estudo Especial Com A Profa.Ms. Águeda Borges - UFMT "

Através do Professor Maurício de nossa escola , soubemos da vinda da Profa. Ms Águeda Borges, Coordenadora do Curso de Física - UFMT de Barra do Garças, em Rondonópolis com sua equipe, afim de avaliá-lo. Para não perdermos a oportunidade entramos em contato com a Professora para que contribuisse quando aqui estivesse, com uma oficina em nossa Sala de Estudo, a qual a resposta foi prontamente aceita.
A Professora discorreu sobre a situação do docente em sala de aula, entendendo que o ofício tem sido estressante devido a diversas questões sociais, como a ausência da família, que ficou a cargo da escola resolver: ensinar não tem sido uma tarefa fácil. Porém, sem esquecer daqueles que muitas vezes são excluídos por serem diferentes, fez-nos refletir através do texto "Flicts" esse novo olhar, reforçando a importância do Planejamento de aulas e leituras sobre a busca de metodologias que possam resultar em práticas docentes mais prazerosas para ambos: professor e aluno. O Professor além de leitor tem que ser eterno escritor.
Conhecedora do trabalho da Professora Águeda há alguns anos, acreditávamos que sua presença seria muito enriquecedora para nossa formação, e as expectativas dos presentes foram satisfatórias. Produzimos em grupo um texto e todos fizeram questão de contar suas histórias. O resultado já vem sendo extensivo às salas de aula, onde nossas Professoras Kátia, Nair e Zuleide já colocaram em prática com nossos alunos e, segundo elas, as produções foram excelentes.
Além de encaixar um tempo para nos atender, Professora Águeda nos cedeu também um material teórico que faz parte de suas Palestras sobre Práticas de Ensino para continuarmos nossas discussões na Sala de Estudo, afim de acharmos juntos maneiras de amenizarmos os obstáculos encontrados, por isso o trabalho coletivo é de extrema importância, todos os segmentos fazem parte do processo de educação.








Texto:Profª Márcia Regina M. dos Guimarães Brito - Coordenadora
Revisão:Profª Juliana Paula Cardoso dos Santos Domingues - Articuladora
PageRank

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

"Fazendo Cena"

As aulas de Língua Portuguesa, com a Professora Kátia, têm se tornado mais interessantes ao produzir uma mostra de teatro. Os alunos da turma da 2ª Fase do 3º Ciclo vespertino montaram uma nova reeleitura dos textos produzidos em sala de aula encenando-os.


Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito - Coodenadora

Profa. Juliana Paula Cardoso dos Santos Domingues - Articuladora

PageRank

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

"Interclasse e Atletismo/08"

No primeiro semestre o Prof. Marcos, de Educação Física, organizou interclasses de futebol, masculino e feminino, com as turmas do terceiro ciclo e ensino médio do período matutino e promoveu também a competição de atletismo, para que nossos alunos tenham acesso a outras modalidades desportivas, garantindo a participação de todos e quem sabe, descobrindo novos talentos.


Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito - Coordenadora

Profa. Juliana Paula Cardoso dos Santos Domingues - Articuladora

PageRank

domingo, 24 de agosto de 2008

"Gincana Cultural"

Realizamos com parceria da UESP e Sesc, através do Prof. Rildo a Gincana Cultural em 13 de junho nos períodos matutino e vespertino. As atividades foram direcionadas pelos Professores e Estagiários do Curso de Educação Física/UESP, promovendo também um momento de lazer aos nossos alunos que em sua maioria não tem acesso a recursos. Contou também com stander de Avaliação Física a todos os participantes que aproveitaram para saber como estavam suas condições de saúde.
Um fator surpresa, segundo Professoras Glorinha e Marlene, foi o reencontro com ex-alunos da Escola Silvestre, principalmente em saber que estes seguem sua formação e possuem a intenção de realizar outros trabalhos em nossa escola. Professor Rildo, que além de ministrar aulas de Educação Física com nossos alunos, é diretor do departamento de Educação Física da UESP e, fez questão de selecioná-los nestas atividades, para que os estudantes pudessem vê-los, motivando-os assim a continuarem seus estudos.








Professora Glorinha de branco à direita com os alunos

Professoras do vespertino interagindo na prática:
Zulene (aticuladora),Zuleide,Heloisa, as irmãs Ana Paula e Florinda,Vera e Luiza.




Redação: Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito - Coordenadora
Revisão: Profa. Juliana Paula Cardoso dos Santos Domingues - Articuladora
PageRank

" Reciclagem Com Alunos Das Fases Iniciais"

As Professoras das Fases de Primeiro e Segundo Cilcos de Formação Humana desenvolveram um Projeto de Conscientização do Meio Ambiente que resultaram na confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Além da importância sobre a questão, as crianças aprendem brincando.
Segundo Antonie Lavoisier, químico francês (26/8/1743-8/5/1794), fundador da química moderna, autor da conhecida Lei de Lavoisier, enunciada de forma simplificada: "Na natureza nada se perde, nada se cria; tudo se transforma".




Redação: Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito - Coordenadora

Revisão: Profa. Juliana Paula Cardoso dos Santos Domingues - Articuladora


PageRank