sábado, 8 de novembro de 2008

"11 de Agosto 'Dia D' "

Participamos em 11 de agosto do Segundo Encontro Estadual "Por uma Educação Nota 10", realizando nos períodos matutino e vespertino atividades lúdicas, com objetivo de despertar em nossos estudantes um maior interesse por nossa escola. Sabemos que a escola no processo atual não trabalha só com formação intelectual/cultural, mas foi responsabilizada em assumir também o papel social de educar com valores, papel esse, que deveria ser iniciado no espaço familiar.
Nossos alunos em sua grande parte são oriundos de problemas sociais e econômicos que causam uma desestrutura familiar, onde os responsáveis acham/acreditam que a escola sozinha sem o seu apoio dará conta de desempenhar essa "missão". Muitas crianças dependendo do seu estágio de carência, apresentam comportamentos indisciplinares na tentativa de chamar atenção, afetando no seu aprendizado.
Devido a essa questão, ainda não nos adaptamos e preparamos para cuidar com atenção que esses casos merecem, vale ressaltar que os números são grandes. O Professor é sozinho numa sala geralmente além do limite dos alunos esperados e, diante dessa situação tem causado aos nossos profissionais uma angústia para solucionar esses problemas. Mas, para que esses esforços tenham resultados é necessário o apoio de profissionais realmente formados (psicólogos, fonaudiólogos...), que dêem conta dessa demanda, pois só os mini-cursos que nos oferecem não é o suficiente para solucionar o problema enfrentado pela Escola. Precisamos de recursos humanos, que sejam presentes ou frequentes em nossa Escola.
Enquanto isso não acontece, procuramos tornar a Escola em um espaço melhor através de, reuniões coletivas com os pais/responsáveis, ou individuais, para atraí-los a estarem presentes e conquistar gradativamente seu apoio no processo educacional de nossos estudantes. Outras ações pedagógicas também tem sido desenvolvidas com projetos e atividades diferenciadas, além de estudos (onde estão sendo divulgadas neste blog).
Finalizamos esse Encontro Estadual no período noturno, com a comunidade escolar colocando-os a par de como é importante a presença e o apoio da Família para "uma educação nota 10" e, conseqüentemente, conseguirmos um dos pontos importantes: o melhor aprendizado de nossos estudantes. Estiveram conosco, além de nossos Professores, Funcionários e Alunos, os missionários Antônio e Mariluza ( pais de um de nossos alunos) e a cantora Shirlei Mathias, pertencentes a Igreja Aliança do Monte Sinai, nos ajudando a ministrar essa mensagem . Os esforços tem sido grandes para essa construção.

Texto:Profa. Márcia Regina M. dos G.Brito

Revisão: Profa. luzeni dos Santos Pinto
Matutino:
Apresentação Cultural dos Alunos










Sala de Leitura




Exposição de Trabalhos

Sala de Jogos


Sala de Pintura, Dançando com o Karaokê

Sala de Vídeo

Bate-Papo


Vespertino:
Salinha de Jogos

Sala de Pintura



Karaokê




Sala de Leitura


Sala de Vídeo
NOTURNO: Mensagens e Oração sobre a importância da Família
por uma "Educação nota 10"













PageRank

Um comentário:

Anônimo disse...

Márcia, parabéns pela iniativa. Gostei muito do texto. Você disse tudo sem rodeios! valeu garota!