sábado, 18 de outubro de 2008

"SALA DO PROFESSOR"

Após a entrega dos Projetos de Planejamento do Ensino Interdisplinar, e respectivamente os Planejamentos de Trabalhos realizados pelos segmentos que participam da Sala de Estudo (que serão revisados), estudamos outros textos que refletem sobre, A Proposta pedagógica Curricular e as Dimensões da Prática Pedagógica do Professor em sala de aula, as condições de ensino e dos profissionais, dando continuidade aos trabalhos iniciados já com as reflexões para a melhoria das aulas, no que se refere ao aprendizado e disciplina.
Ao abordar sobre a realidade vivenciada pelos Profissionais da Educação que vem proporcionando o "O Mal-Estar Docente", título também do texto de Raymundo Lima, onde mostra que vai além da desvalorização da profissão, ou seja, a auto-desvalorização que decorreu desse processo 'reforçada pela sociedade pós moderna que não mais reconhece no docente um profissional de primeira linha, imprescindível para melhorar a vida de uma nação.' Segue mostrando algo historicamente comprovado que os países de primeiro mundo são o que são, devido a melhoria da educação em todos os níveis reconhecendo a importância do Professor.
A depressão e estresse ocasionados por diversos fatores, reafirmados também no referido texto como: 'superlotação das salas de aulas, desinteresse dos alunos, indisciplina dos discentes que vem crescendo, a falta de apoio dos pais, classe heterogênea quanto ao nível de aprendizagem. Adiciona-se ainda a dificuldade de atingir metas pedagógicas, devido ao aumento de alunos em sala, as condições físicas inadequadas, a pouco ou nenhum apoio técnico pedagógico e psicológico, o excesso de burocracia e os problemas emergentes do nosso época (violência na escola, roubos, drogas, terrorismo, homicídios e suicídios)'; estas questões estão amarradas sobre os motivos que "Determinam Indisciplina Na Sala De Aula" (texto), que sugerem como podem em parte como podemos trabalhar para melhorar esses problemas, tentando: 'mudar o clima do ambiente humano de trabalho; ter coragem, razão e equilíbrio em apontar as falhas da estrutura organizacional do ensino, bem como as contradições e o discurso da prática docente; trabalhar o ponto cego e surdo dos próprios professores que, embora cientes, tendem a não ter consciência plena dos perigos de sua condição de trabalho docente (...), que acaba levando a uma competição mesquinha, a pressão e a pressa', afetando no ânimo para desempenhar suas atividades.
'Ser um profissional saudável, implica ter redobrada atenção quanto aos hábitos de psico-higiene, ao lazer, saber explorar o potencial do ócio criativo, cultivar o bom humor, sustentar as boas amizades, fazer exercícios físicos, aprender a relaxar, etc.'
Os textos para reflexão-debate, foram sugeridos pelo Prof. Áureo que atua no Ciclo de Formação Humana, também Coordenador Pedagógico de uma das escolas do município. Contamos com a colaboração de nossas Professoras Jeane (Educação Física), Guiomar (Física) e Alzira (2ª Fase do 2º Ciclo) nos planejamentos de alguns encontros, contribuindo significativamente nas discussões.

Texto: Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito

Revisão: Profa. Luzeni dos Santos
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