sábado, 6 de dezembro de 2008

"Simulado "

Conforme mencionado sobre a proposta de outubro em optar por realizar revisões com todas as turmas em todas as áreas do conhecimento, no objetivo de recuperar os alunos no processo de defasagem de aprendizado, problema esse que tem muito nos preocupado. Mesmo que para alguns poucos a opinião era recuperar de forma relâmpago, dizendo que isso seria impossível, temos que destacar que um mês e dentro do período de aula, era uma forma de garantir a presença da maioria dos alunos em sala, ao invés de marcarmos outro horário que nem sempre conseguimos contemplar a vinda do mesmo para as aulas de reforço. Uma questão que mesmo discutida em cursos de formação dizendo-se necessária, mas que todos são capazes de reconhecer que esse aspecto ainda tem sido difícil resolver. Outra questão, que não é dando um novo trabalho ou avaliação que se recuperará a falta da assimilação do conteúdo, como muitas vezes é feito e que nem sempre resolve.
Mas um aspecto a ressaltar em todos os módulos de ensino (Ciclo de Formação Humana e Seriada), os alunos que estão bem, encaram que o final do ano, o quarto bimestre, não é preciso estudar muito, pertubando o andamento das aulas.
A avaliação foi feita em dois momentos: no período de revisão, ou seja, em outubro, durante as quatro semanas, valorizando atividades e participação e, somando com o resultado do simulado.
Então, observando todo esse processo o resultado do simulado foi interessante. Sobre o Ciclo de Formação Humana houve um acréscimo de melhora nos resultados, mas ainda pequeno . Já o ensino médio, os resultados não foram bons, porém isso se explica na visão de nossos alunos que provas objetivas não é necessário estudar; solicitamos aos professores para mostrarem seu material trabalhado e compararem com as provas, as Professoras que assim o fizeram nos disseram que os mesmos ficaram conscientes sobre como é importante se preparar para as aulas, seja época de avaliação ou não (assim esperamos) e, que se tivessem feito essa preparação, teriam ido bem, desmistificando essa idéia. E, assim, a maioria de nossos alunos estão freqüentado as aulas e participando mais ativamente das atividades finais.
Para a maioria de nossos Professores devíamos fazer esse trabalho semestralmente, entendo a importância desse processo, já que é a primeira vez que toda a escola participa realizando-o integralmente e, acreditam que se fizermos desde o início do ano, nessa união de esforços, amenizaremos muito a defasagem do ensino-aprendizado de nossa escola.
Alguns Professores do Ensino Médio acamparam a idéia inicial de fecharmos esse "Projeto" com trabalhos voltados a Literatura Brasileira para não esquecermos do Centenário de Machado de Assis e, Conscientização e História do Afro-Brasileiro ficando : A Literatura e História do Afro-Brasileiro para ser apresentado dia 09 de dezembro/08. Os Primeiro e Segundo Ciclos do período vespertino estarão realizando também o final do Projeto Reciclagem do Lixo. Os alunos estão mobilizados e as exposições prometem.
Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito

PageRank

Nenhum comentário: