domingo, 24 de agosto de 2008

"Projeto Ginástica Laboral"

Em maio, o Prof. Rildo de Educação Física apresentou em nossa Sala de Estudos o Projeto de Ginástica Laboral, voltado aos profissionais de educação em parceria da UESP e, segundo ele, nossa escola está sendo a pioneira na excução desse Projeto.
Tem-se constatado uma certa sedentariedade e sem mencionar a realidade atual estressante que é estar em sala de aula convivendo com os problemas sociais. Na revista Escola de abril/2008, mostrou que cada vez mais professores sofrem com estresse, dores de cabeça, distúrbios de voz e tantos outros problemas. Para melhorar essas condições, temos que buscar a prevenção para esses problemas como: informações teóricas para melhorar sua didática dentro de sala através de leituras, para ter acima de tudo um bom relacionamento com os alunos; investir na formação; organização de tempo no que se refere horários para estudos e diversão; trabalhar em equipe; infra-estrutura do meio mabiente de trabalho; definição do conteúdo e conquistar o apoio da sociedade que vem diminuindo, para a valorização profissional que tem acarretado baixa auto-estima dos profissionais de educação.
Acrescentamos que o cuidado com o corpo também merece maior atenção. Pois é ele que sofre a sobrecarga de todas essas conseqüências, refletindo na saúde do profissional e que para contemplar um maior número de participantes, optamos por encaixar essa atividade no início da Sala do Professor (quinze minutos), com o intuito de relaxamento e dinâmicas que podem ser utilizadas com os alunos e que propiciam momentos de desconstração e integração entre os próprios profissionais.
Por mais que se saiba que essa atividade é importante, houve uma certa resistência de alguns, porém tem-se conquistado maior número de adeptos, mudando os semblantes que se tornam mais sorridentes, até mesmo para encarar os estudos que se seguem.
Sabemos que ainda é pouco, mas tentamos propiciar aos nossos profissionais, através desse projeto, momentos que possam ser mais agradáveis, depois de um dia exaustivo de trabalho.


Redação: Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito - Coordenadora
Revisão: Profa. Juliana Paula Cardoso Santos - Articuladora

PageRank

Nenhum comentário: