quinta-feira, 14 de agosto de 2008

"Semana Pedagógica/08"


A reunião Pedagógica de nossa escola aconteceu dias 27, 28/03, 02 e 03/04. Em pauta estavam assuntos: termo de responsabilidade; participações em reuniões, encontros e eventos promovidos pela escola; o papel de cada segmento escolar; o problema de faltas e substituições em excesso dos profissionais envolvidos; o registro dos dias letivos , conteúdos e aprendizagem; desenvolvimento de projetos para contagem de pontos em consonôncia com o PPP; hora atividade; os 15 minutos do recreio; a conservação da escola e o estudo sobre o PPP. Debatemos em conjunto cada ítem e definimos os dias da semana que serão os encontros da Sala de Estudo desse ano: segundas e terças-feira.
Vale ressaltar durante este texto alguns pontos analisados durante o estudo do Projeto Político Pedagógico, onde os participantes receberam um resumo e outros da pauta inicial que voltaram a ser reforçados. O Projeto apresenta como proposta um processo democrático com três elementos essenciais: um político, um pedagógico e outro técnico. O elemento político se refere à participação de todos os setores na apresentação de propostas, na expressão dos desejos, no debate e na aprovação do seu conteúdo. O elemento pedagógico reside na possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, crítico e criativo. O elemento técnico, por sua vez, diz respeito a conhecimentos sobre dados estatísticos e educacionais do Estado sem deixar de analisar a avaliação, experiências de qualidade e dados qualitativos sobre o ensino.
Segundo Clarice Lispector, pesquisar, estudar e transformar são como quebrar rochas.
Esse documento não fecha as possibilidades de desenvolvimento de novas ações educacionais, mas traduz o esforço compartilhado de conhecer, discutir e propor uma ação coesa e integrada na esfera estadual, visando transformar a educação e repercutir na realidade social em que a escola está inserida.
O Conselho Deliberativo Escolar (CDCE) exerce um papel importantíssimo: resolver com maior facilidade um número expressivo de problemas que ocorrem no dia a dia da instituição e, de acordo com a LDB, nº 9394, de 20 de novembro de 1996, em seu artigo 22, a Educação Básica deve assegurar a todos a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir nos estudos e no trabalho.
Discutimos a emergência e o benefício do projeto interdisciplinar em nossa escola que devem estar em consonância com os PCNs, sendo contemplados os objetivos de todas as áreas dos ensino de formação humana e médio, para haver uma maior interação como por exemplo em Artes, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia e Educação Física, com as demais disciplinas. Quanto aos profissionais de Educação Física uma participação maior tanto nos planejamentos quanto aos problemas de aprendizagem dos alunos.
Sobre os Temas Transversais: Ética; Saúde; Meio Ambiente; Orientação Sexual; Pluralidade Cultural, por não constituírem disciplinas a parte, deverão ser abordados em todas as áreas na tentativa de garantir um estudo mais amplo e profundo que geralmente esses assuntos possuem. Citamos exemplos de projetos desenvolvidos em outras escolas vistos em jornais e revistas específicas de educação. Projetos sobre esses temas servirão como inspiração e conteúdo de trabalho, promovendo cursos e palestras com o objetivo de capacitar nossos alunos nos já citados quanto nos: DST/AIDS, Prevenção ao uso de drogas, Prevenção da gravidez e outros, procurando estender aos pais, mães e responsáveis.
Diante destas questões é preciso estar cumprindo os prazos estabelecidos de entrega de documentos, atividades, assiduidade e participação nos eventos propostos também mencionados .
Foi pensado a participação dos nossos profissionais na Sala do Professor, como contempla a proposta do PPP. Inicialmente elaborar Projetos/palestras/mini-cursos que podem ser igualmente aproveitados indiretamente ou diretamente em sala de aula. Apresentamos duas propostas de Projetos: uma na área de Língua Inglesa (Profa. Kátia) e outra em Educação Física (Prof. Rildo), ambos inicialmente voltados aos profissionais da educação.
Uma outra preocupação encontra-se na Leitura e o problema de alfabetização, o Professor precisa ser flexível quanto aos métodos que se encaixe à realidade de sua turma. Para ajudar a incentivar o aprendizado em sala, a equipe propôs uma Gincana Cultural que integra paralelamente a Leitura, preservação do ambiente aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio desde o início das aulas com o objetivo destes se empenharem aos estudos. Projeto está em construção com aceitação de sugestões.
Vale ressaltar que com crianças e adolescentes é preciso reforçar normas e se possível integrá-las aos temas trabalhados em sala, trazendo-os a reflexão consciente e ajudando-os a mudar em suas posturas.
Outro projeto que pode voltar assim que os intervalos começarem em nossa escola é Projeto Recreio que será integrado novos pontos, o qual dá possibilidade, igual ocorrido no ano anterior, de todos os envolvidos na educação participarem.
O PPP discute também a promoção dos alunos que apresentam necessidades especiais, que nos torna responsáveis de buscar uma formação maior para atendê-los.
Sobre os métodos de Avaliação no Ensino de Ciclo de Formação Humana deve-se estar atento:
  • ...A quem interessa a reprovação?
  • ... excludente a serviço de uma sociedade autoritária, preconceituosa ...
  • ... Os que sabem mais , possuem mais chances e oportunidades de aprender e uma situação sócio-cultural privilegiada ...

A não reprovação não resolve os problemas da educação, porém permite localizar os problemas de aprendizagem, sem culpar e penalizar apenas os alunos. Para isso temos que buscar novos métodos e aulas de reforço nas horas atividades, promovendo a assistência àqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem e estar atento se este possui algum problema que necessita de encaminhamento profissional etc. Em casos mais sérios como visa também o PPP, elaborar um relatório individual ao Conselho; chamar a responsabilidade da família que deve ser a principal interessada na vida escolar do seu filho e ajudar a escola contribuir de forma eficaz na sua formação.

Proposta de metodologias que valorizem o aluno e considerando-o em diversos aspectos no seu aprendizado etc. ajuda também no processo avaliativo. É preciso mudar a forma de como se encara a Avaliação, mostrar que ela serve para verificar o nível do aprendizado/conhecimento do indivíduo e não como instrumento punitivo, até porquê, precisamos preparar nossos alunos psicologicamente nos diversos momentos que esta aparecer em sua vida, já que somos constantemente avaliados.
Quanto o tratamento aos instrumentos Didáticos é preciso relacionar as estratégias e como utilizar os diversos métodos e recursos para obter um melhor aprendizado dentre os conhecidos: Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Sala de Vídeo, Biblioteca. Os espaços estão em reforma porém vamos procurar disponibilizar a medida do possível os materiais aos professores e catalogá-los.

Observamos o quanto é preciso mudar a imagem da escola, para isso é importante registrar as ações e divulgá-las com intuito de melhorar os fatores internos e externos, porém só conseguimos esse objetivo com o esforço coletivo. Temos muito a fazer! Sucesso à todos!

Redação: Profa. Márcia Regina M. dos G. Brito - Coordenadora

Revisão de Texto: Profa. Juliana Paula Cardoso - Articuladora









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