quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"Sala Estudo Abril/08"

As aulas iniciaram 14 de abril devido ao atraso da reforma de nossa escola e, começamos nossas reuniões para a Sala de Estudo dia 21 do referido mês. O assunto a ser explanado, como não deveria deixar de ser, seguindo a seqüência da Semana Pedagógica, foi a importância de todos os segmentos elaborarem seus Projetos e Planos de Ação. Com isso observamos o quanto é necessário para o bom planejamento e andamento dos trabalhos. A grande dificuldade ainda tem sido como colocar e organizar por escrito as atividades a serem desenvolvidas.
As orientações teóricas foram feitas primeiramente, com todos em sala e, em seguida, com cada grupo em questão. Além dessa atividade, foi proposto também aos segmentos de nutrição e apoio desenvoler um Projeto complementar aos trabalhos já desenvolvidos, fundamental para seu crescimento profissional.
Vale ressaltar que para os Professores a organização de seus planejamentos se dará por áreas afins, onde apresenta um desafio em criar um currículo integrado e colocar em prática os trabalhos seguindo um Projeto Interdisciplinar.
Quanto a interdisciplinaridade, merece uma menção a parte, pois se ouve falar, mas pouco se conhece sobre o assunto, mesmo este chegar ao Brasil no final da década de 60, já aparecia na LDB nº 5.692/71 e intensificando-se no decorrer dos anos, como a nova LDB nº9.394/96 e sendo incluído nos PCNs.
Confunde-se o modo de trabalhar interdisciplinaridade com temas geradores, onde se elege um assunto aleatoriamente e cada profissional de determinada disciplina pesquisa seu material e aplica à sua turma, sem averiguar a ementa e conceitos do período a ser aplicado. Essa questão já vem sendo debatida nos espaços acadêmicos, onde não se pode gerar um conhecimento preterindo a outros, até porque atualmente se propõe a elaboração de um currículo integrado no âmbito estadual e até nacional. Poucos artigos encontrados sobre experiências de escolas que trabalharam temas geradores ao analisá-los como um todo foram frustantes no final.
Ivani Fazenda, pesquisadora sobre o assunto há 30 anos coloca um ponto importante que não existe intediscipinaridade sem disciplinas, devendo um respeito a estas. "O problema é que são feitos os recortes nos conteúdos que não permitem compreender a sua essencialidade.Ela diz que até as tradicionais cartilhas são dignas de respeito, desde que sejam vistas como ferramentas e 'usadas da maneira certa, no momento certo' " e finaliza , "bendito o professor que faz isso." Interessante que observamos durante a nossa Semana Pedagógica e reforçamos nesses encontros, que totalizaram 20 horas, acordamos que não é o livro didático o grande vilão conteudista, mas como justamente se utiliza esse recurso. Não podemos esquecer que as escolas públicas apresentam alunos que não possui em sua maioria condições para copiar e/ou adquirir materiais complementares. Estes de alguma forma tentamos contemplar no PDE. E para concluir, as avaliações de concursos e vestibulares ainda se encontram em sua maioria conteudistas.
Optamos por amarrar os curículos entre as áreas seguindo os conteúdos e dependendo da semelhança dos assuntos, transformá-los em um único tema; ainda tem sido confuso a assimilação desse processo. Por issso ele não pode ser desvinculado da prática do docente, em suas competências e habilidades, que será visualizado nas diversas expressões de linguagem sobre os temas/assuntos e estes, estarem em consonância com o PPP. O Projeto passará por uma revisão e, mesmo depois de pronto, deverá ser readequado devido ser a primeira experiência e sua execução na íntegra. Para isso, é preciso registrar as ações e resultados dos planos de aulas, corrigirmos os pontos negativos e ressaltarmos os positivos dessa nova experiência.
Segundo Fazenda (1994) vários fatores são obtidos em sala de aula: a autoridade é conquistada, a obrigação é alternada pela satisfação; a arrogância pela humildade; a solidão pela cooperação(...). Isso torna possível explorar os diversos recursos dependendo dos casos a serem trabalhados, já que muitas disciplinas apresentam sua carga horária limitada diante do programa de estudo que se apresenta.
Alguns professores já começaram a trabalhar juntos, mesmo o Projeto em fase de execução, porém pela complexidade do mesmo, acreditamos que só conseguiremos colacá-lo em prática na sua totalidade no próximo ano.

Redação: Profa. Márcia Regina Brito - Coordenadora

Revisão: Profa. Juliana Paula Cardoso Santos - Articuladora

Obs.: Os textos trabalhados estão anexados a direita em Bibliografia.

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